5 dicas de marketing digital para pequenas empresas.
Atualmente, uma empresa independente do seu porte tem de estar inserida nos canais do marketing digital. A conexão com o mundo virtual tornou-se uma necessidade de sobrevivência no mercado competitivo e dinâmico.
Neste artigo, vamos explicar como o marketing digital pode ser utilizado por pequenas empresas para desencadearem suas campanhas e planos de marketing digital com sucesso.
O que é marketing digital?
O conceito de marketing digital é bastante simples. Você pode entender como as estratégias de marketing que são utilizadas na internet, tendo os seguintes objetivos principais:
- Atrair mais consumidores;
- Se comunicar com os consumidores;
- Criar um relacionamento mais próximo;
- Construir uma identidade no mercado.
Como também é muito importante esclarecer para você que o grande desafio que o marketing digital tem pela frente é: “entregar a mensagem certa, para a pessoa certa, na hora certa”.
Além disso, é indiscutível a superioridade do alcance obtido através do marketing digital uma vez que rompe as fronteiras físicas. Isto é, uma vez que a sua campanha está no mundo virtual está visível e acessível em qualquer parte do planeta.
As vantagens do marketing digital para a pequena empresa
A utilização de estratégias de marketing digital em pequenos negócios produz resultados muito satisfatórios e por isso aumentando suas vendas. Para você ter uma ideia desses benefícios vamos apresentar as seguintes:
Interatividade e comunicação ágil
Um dos objetivos do marketing digital é estabelecer um relacionamento de confiança entre consumidor e empresa. Por isso estará rompendo as barreiras e transmitindo confiança ao cliente.
Como também é muito importante ter em vista que o potencial da internet te permite acelerar e alavancar as vendas da sua empresa. No entanto, o seu potencial também pode destruir a reputação de uma empresa completamente.
Dessa forma, se ocorrerem falhas nos canais de comunicação com os clientes e consumidores é imprescindível atuar com uma ação corretiva para restabelecer o vínculo criado.
O retorno do consumidor
Com o marketing digital é possível que a relação da empresa com o consumidor seja mais próxima. Neste sentido, você consegue obter um feedback do consumidor sobre o seu produto, o processo realizado e o seu site ou blog. Inclusive, é um meio para você obter sugestões também.
Canal de comunicação global
Saiba que o alcance de uma campanha feita pelos canais digitais é sem limites. Pois ela ultrapassa as fronteiras e pode ser acessada no mundo inteiro. Desse modo, qualquer pessoa de qualquer lugar pode ver, compartilhar e se engajar.
Trabalho de segmentação
Por meio do marketing digital você consegue desenvolver um mapeamento das informações a respeito dos clientes. Partindo dessas informações você consegue identificar necessidades, anseios, desejos e sonhos.
Assim sendo, é possível estabelecer um elo com esses clientes que pretende conquistar de forma segmentada. Para você o marketing digital se torna muito interessante por permitir que estabeleça estratégias de ações direcionadas para o seu público-alvo.
O fator competitividade
Temos de considerar que no mundo virtual você tem muito mais facilidade de se distrair com outros conteúdos e mudar de página. Por isso é imprescindível uma ação mais efetiva de marketing digital.
Além disso, o mercado se torna muito mais competitivo e agressivo. Contudo, se você souber aproveitar a grande vantagem que o marketing digital te oferece só tem a ganhar.
Uma vez que independente do porte da sua empresa com o marketing digital você tem recursos para utilizar estratégias e disputar o mercado com as grandes marcas. Para isso é necessário que você comece construindo:
- Uma boa reputação;
- Uma ação de atendimento qualificado;
- Ações de marketing com Google AdWords e mídias sociais e outras.
Relação Custo-benefício
Você pode e deve combinar o trabalho de marketing digital com o marketing tradicional. As pesquisas indicam que quando ocorre esse trabalho em parceria às vendas alcançam um aumento em torno de 60% ao ano.
Além disso, é preciso que você considere que o investimento em marketing digital é muito menor do que o investimento em marketing tradicional. E o que é melhor ainda, te oferece um retorno sobre o investimento muito maior.
As Métricas online
Saiba que métricas são formas de mensuração que vão te permitir medir e avaliar o desempenho de qualquer ação de marketing digital na internet. O mais interessante é que você consegue uma avaliação em tempo real.
Ou seja, para cada uma das suas ações de marketing online você consegue medir os resultados obtidos em termos de:
- Identificar qual campanha está gerando mais resultados;
- Quais dos seus posts recebeu mais visitas;
- Quanto tempo que o consumidor ficou no seu site antes de efetuar a compra;
- Dentre muitas outras avaliações.
5 dicas de sucesso de marketing digital para pequenas empresas
Se você quer que a sua marca seja vista e os seus produtos e serviços sejam conhecidos, valorizados e lembrados o caminho é o marketing digital.
Vamos apresentar 5 dicas de sucesso para você implementar na sua pequena empresa, são muito fáceis de utilizar:
Dica 1 – Conheça e crie um relacionamento com o cliente
Para que você consiga atingir o seu público-alvo é preciso que conheça o seu perfil, identificando os seus hábitos e informações tais como:
- Faixa etária, sexo e localização;
- Área de trabalho e de interesse;
- Disponibilidade para pagar por produtos/serviços do seu nicho;
- Formas de tomar as decisões de compra;
- Quais as preferências de produtos e serviços do seu nicho.
Então, tendo todas essas informações será possível você estabelecer o melhor canal e frequência para atingir esse cliente em potencial.
Dica 2 – Desenvolva afinidades com o seu público-alvo
É importante que nas suas campanhas você divulgue os valores e princípios do seu negócio, ou seja, o que sustenta as ações da sua pequena empresa. Os clientes criam vínculos ao se identificarem com a forma de pensar da empresa.
Além do que isso é extremamente vantajoso para você. Pois os clientes começam a confiar na sua empresa e passam a fazer indicações do seu site e produtos.
Dica 3 – Forme parcerias
A ideia de parcerias é muito atrativa e gera benefícios para ambas as partes. O importante é que você deve escolher para parcerias empresas que atuem também com o seu público-alvo, mas que tenha um negócio diferenciado.
Por exemplo, se você tem uma academia de ginástica estabeleça uma parceria com um nutricionista.
Ou seja, o cliente ao fazer uma consulta para perder peso será indicado para fazer exercícios na sua academia. E os alunos da academia que necessitarem de uma dieta especial serão indicados para o nutricionista.
Dica 4 – Trabalhe com planejamento
A importância do planejamento é indiscutível para qualquer negócio, mas se faz mais crucial para a pequena empresa. Pois carece de decisões mais assertivas para produzir resultados positivos e evitar perdas e prejuízos.
Dica 5 – Esteja sempre atualizado
Saiba que além de apostar em marketing digital é preciso acompanhar o que está acontecendo no seu nicho de mercado, o que a concorrência está fazendo e o que está surgindo de novo em termos de estratégias de marketing.
Portanto, apresentamos para você aplicar na sua pequena empresa o marketing digital, destacando suas vantagens e algumas dicas de sucesso para começar já a utilizar essa estratégia digital.
5 dicas de marketing digital para pequenas empresas.
Atualmente, uma empresa independente do seu porte tem de estar inserida nos canais do marketing digital. A conexão com o mundo virtual tornou-se uma necessidade de sobrevivência no mercado competitivo e dinâmico.
Neste artigo, vamos explicar como o marketing digital pode ser utilizado por pequenas empresas para desencadearem suas campanhas e planos de marketing digital com sucesso.
O que é marketing digital?
O conceito de marketing digital é bastante simples. Você pode entender como as estratégias de marketing que são utilizadas na internet, tendo os seguintes objetivos principais:
- Atrair mais consumidores;
- Se comunicar com os consumidores;
- Criar um relacionamento mais próximo;
- Construir uma identidade no mercado.
Como também é muito importante esclarecer para você que o grande desafio que o marketing digital tem pela frente é: “entregar a mensagem certa, para a pessoa certa, na hora certa”.
Além disso, é indiscutível a superioridade do alcance obtido através do marketing digital uma vez que rompe as fronteiras físicas. Isto é, uma vez que a sua campanha está no mundo virtual está visível e acessível em qualquer parte do planeta.
As vantagens do marketing digital para a pequena empresa
A utilização de estratégias de marketing digital em pequenos negócios produz resultados muito satisfatórios e por isso aumentando suas vendas. Para você ter uma ideia desses benefícios vamos apresentar as seguintes:
Interatividade e comunicação ágil
Um dos objetivos do marketing digital é estabelecer um relacionamento de confiança entre consumidor e empresa. Por isso estará rompendo as barreiras e transmitindo confiança ao cliente.
Como também é muito importante ter em vista que o potencial da internet te permite acelerar e alavancar as vendas da sua empresa. No entanto, o seu potencial também pode destruir a reputação de uma empresa completamente.
Dessa forma, se ocorrerem falhas nos canais de comunicação com os clientes e consumidores é imprescindível atuar com uma ação corretiva para restabelecer o vínculo criado.
O retorno do consumidor
Com o marketing digital é possível que a relação da empresa com o consumidor seja mais próxima. Neste sentido, você consegue obter um feedback do consumidor sobre o seu produto, o processo realizado e o seu site ou blog. Inclusive, é um meio para você obter sugestões também.
Canal de comunicação global
Saiba que o alcance de uma campanha feita pelos canais digitais é sem limites. Pois ela ultrapassa as fronteiras e pode ser acessada no mundo inteiro. Desse modo, qualquer pessoa de qualquer lugar pode ver, compartilhar e se engajar.
Trabalho de segmentação
Por meio do marketing digital você consegue desenvolver um mapeamento das informações a respeito dos clientes. Partindo dessas informações você consegue identificar necessidades, anseios, desejos e sonhos.
Assim sendo, é possível estabelecer um elo com esses clientes que pretende conquistar de forma segmentada. Para você o marketing digital se torna muito interessante por permitir que estabeleça estratégias de ações direcionadas para o seu público-alvo.
O fator competitividade
Temos de considerar que no mundo virtual você tem muito mais facilidade de se distrair com outros conteúdos e mudar de página. Por isso é imprescindível uma ação mais efetiva de marketing digital.
Além disso, o mercado se torna muito mais competitivo e agressivo. Contudo, se você souber aproveitar a grande vantagem que o marketing digital te oferece só tem a ganhar.
Uma vez que independente do porte da sua empresa com o marketing digital você tem recursos para utilizar estratégias e disputar o mercado com as grandes marcas. Para isso é necessário que você comece construindo:
- Uma boa reputação;
- Uma ação de atendimento qualificado;
- Ações de marketing com Google AdWords e mídias sociais e outras.
Relação Custo-benefício
Você pode e deve combinar o trabalho de marketing digital com o marketing tradicional. As pesquisas indicam que quando ocorre esse trabalho em parceria às vendas alcançam um aumento em torno de 60% ao ano.
Além disso, é preciso que você considere que o investimento em marketing digital é muito menor do que o investimento em marketing tradicional. E o que é melhor ainda, te oferece um retorno sobre o investimento muito maior.
As Métricas online
Saiba que métricas são formas de mensuração que vão te permitir medir e avaliar o desempenho de qualquer ação de marketing digital na internet. O mais interessante é que você consegue uma avaliação em tempo real.
Ou seja, para cada uma das suas ações de marketing online você consegue medir os resultados obtidos em termos de:
- Identificar qual campanha está gerando mais resultados;
- Quais dos seus posts recebeu mais visitas;
- Quanto tempo que o consumidor ficou no seu site antes de efetuar a compra;
- Dentre muitas outras avaliações.
5 dicas de sucesso de marketing digital para pequenas empresas
Se você quer que a sua marca seja vista e os seus produtos e serviços sejam conhecidos, valorizados e lembrados o caminho é o marketing digital.
Vamos apresentar 5 dicas de sucesso para você implementar na sua pequena empresa, são muito fáceis de utilizar:
Dica 1 – Conheça e crie um relacionamento com o cliente
Para que você consiga atingir o seu público-alvo é preciso que conheça o seu perfil, identificando os seus hábitos e informações tais como:
- Faixa etária, sexo e localização;
- Área de trabalho e de interesse;
- Disponibilidade para pagar por produtos/serviços do seu nicho;
- Formas de tomar as decisões de compra;
- Quais as preferências de produtos e serviços do seu nicho.
Então, tendo todas essas informações será possível você estabelecer o melhor canal e frequência para atingir esse cliente em potencial.
Dica 2 – Desenvolva afinidades com o seu público-alvo
É importante que nas suas campanhas você divulgue os valores e princípios do seu negócio, ou seja, o que sustenta as ações da sua pequena empresa. Os clientes criam vínculos ao se identificarem com a forma de pensar da empresa.
Além do que isso é extremamente vantajoso para você. Pois os clientes começam a confiar na sua empresa e passam a fazer indicações do seu site e produtos.
Dica 3 – Forme parcerias
A ideia de parcerias é muito atrativa e gera benefícios para ambas as partes. O importante é que você deve escolher para parcerias empresas que atuem também com o seu público-alvo, mas que tenha um negócio diferenciado.
Por exemplo, se você tem uma academia de ginástica estabeleça uma parceria com um nutricionista.
Ou seja, o cliente ao fazer uma consulta para perder peso será indicado para fazer exercícios na sua academia. E os alunos da academia que necessitarem de uma dieta especial serão indicados para o nutricionista.
Dica 4 – Trabalhe com planejamento
A importância do planejamento é indiscutível para qualquer negócio, mas se faz mais crucial para a pequena empresa. Pois carece de decisões mais assertivas para produzir resultados positivos e evitar perdas e prejuízos.
Dica 5 – Esteja sempre atualizado
Saiba que além de apostar em marketing digital é preciso acompanhar o que está acontecendo no seu nicho de mercado, o que a concorrência está fazendo e o que está surgindo de novo em termos de estratégias de marketing.
Portanto, apresentamos para você aplicar na sua pequena empresa o marketing digital, destacando suas vantagens e algumas dicas de sucesso para começar já a utilizar essa estratégia digital.