A diferença entre persona e público-alvo

A cada dia que passa mais e mais pessoas estão buscando informações sobre marketing digital. Pois estão percebendo as inúmeras vantagens que são obtidas ao utilizar essas estratégias. Mas, é preciso entender os conceitos tais como persona e público-alvo.
Neste artigo, vamos tratar da diferença entre persona e público-alvo, para que servem e como podem ser desenvolvidos. Como também as aplicações que podem ser feitas com cada um deles.

Como entender público-alvo e persona

Primeiro, vamos esclarecer que o conceito de persona é uma proposta diferenciada do conceito de público-alvo. No entanto, saiba que os dois são muito próximos e são utilizados em determinados contextos específicos.
Considere que o público-alvo está direcionado para um determinado grupo que tem a possibilidade de adquirir um determinado produto ou serviço. Por isso constitui a base do alinhamento de uma campanha de marketing e vendas.
De tal forma que você pode observar que a ideia de público-alvo é mais genérica visto que atribui a um grupo características mais gerais. Entretanto, as empresas passaram a ter a necessidade de informações mais detalhadas e específicas sobre o público. Então, surgiu a ideia de Persona.
Logo, precisamos esclarecer para você que se trata de uma representação idealizada de um consumidor padrão, que foi criada para identificar o cliente ideal do seu negócio.
Por isso, a persona é construída com riqueza de detalhes e características de uma pessoa real. De fato, tem contexto de vida familiar, profissional e social.

Para que serve público-alvo e persona
Saiba que como a persona e o público-alvo têm finalidades diferenciadas a decisão de qual utilizar depende do objetivo que você pretende alcançar:

  • Se você quiser fazer uma pesquisa de mercado, o conceito de público-alvo é mais adequado por permitir uma coleta ampla de informações;
  • Se você estiver desenvolvendo uma estratégia de marketing digital, com recursos limitados, o conceito de persona é mais adequado por oferecer resultados muito mais satisfatórios.

Entretanto, uma boa dica seria trabalhar com os dois conceitos. Ou seja,

Comece com um estudo sobre o público-alvo
Você terá uma visão macro do negócio e vai conseguir mapear os consumidores que compram seus produtos ou serviços. Uma vantagem de utilizar este conceito é que ele permite a identificação de públicos distintos.
Ou seja, uma marca tem diferentes grupos de clientes consumindo seus diferentes produtos ou serviços. Uma vez que a empresa identifique e caracterize os subgrupos terá como desenvolver a sua ação de marketing.
Assim, poderá avaliar se essa ação conseguirá alcançar todos os subgrupos do seu público-alvo. Logo, um dos primeiros detalhes à serem observados é o nicho de mercado que a empresa está trabalhando. Pois é fundamental que você tenha referência do público específico para o seu nicho específico.
Para algumas pessoas a ideia de trabalhar com um mercado abrangente é muito tentadora. No entanto, será muito mais difícil desenvolver ações estratégicas para alcançar esse público no meio da multidão.

Segmente esse público por meio da persona
Com a persona você consegue identificar e segmentar os subgrupos que estão inseridos no seu público-alvo a partir das características e comportamentos.
Além disso, você consegue obter dados sobre a jornada de compra do cliente e poderá montar o perfil da persona para guiar as suas ações de marketing.
A grande vantagem ao utilizar o conceito de persona é que as características e comportamentos trabalhados têm uma base bem próxima da realidade. Por isso terá como oferecer benefícios mais direcionados para os subgrupos.
Além disso, você pode trabalhar com diversas personas que serão construídas a partir das informações obtidas das características e comportamentos dos subgrupos do público-alvo.

Identificar o público-alvo e construir a persona
Tanto para identificar o público-alvo quanto para construir a persona de uma empresa torna-se necessário realizar pesquisas para mapear as características e comportamentos do público considerado.
Neste sentido, as informações vão investigar os seguintes aspectos:

  • Faixa etária e Sexo
  • Formação educacional
  • Poder aquisitivo
  • Classe social
  • Interesses e preferências
  • Hábitos de consumo
  • História familiar
  • Motivações e Sonhos
  • Metas de vida

Para ilustrar a explicação vamos apresentar um exemplo simples da definição de um público-alvo e de uma persona para uma empresa que vende cosméticos online:

Público-alvo
Mulheres, com idade entre 20 e 50 anos, com ganhos entre 10 e 50 salários mínimos, moradoras de capitais.

Persona
Uma mulher de 30 anos, com três filhos, que ganha em torno de 9 salários mínimos e mora em um bairro de classe média alta. A sua preferência pelos produtos da marca é porque identifica neles uma forma de manter uma boa aparência da sua pele. Pois a sua principal preocupação é manter-se jovem.
A partir dos exemplos apresentados fica fácil de perceber a diferença entre público-alvo e persona. Como também é justamente a diferença entre os dois que explica as suas finalidades em ações de marketing.
O ideal para construir uma persona é a pesquisa de características e comportamentos. No entanto, também é possível mapear as informações necessárias através de entrevistas e consultas a pesquisas do segmento.
Para trabalhar a partir de uma entrevista, você poderia utilizar dos seguintes tópicos para conduzir a conversa e obter as informações que necessita para o perfil idealizado da persona:

  • Cargo ocupado e hierarquia
  • Rotina do dia a dia
  • Habilidades requeridas para o trabalho
  • Principais desafios
  • Ações para vencer os desafios
  • Porte da empresa
  • Meio de circulação das informações na empresa
  • Participação em comunidade online
  • Idade
  • Composição familiar
  • Nível escolaridade
  • Interação com as empresas

A partir dessas informações você terá condições de estruturar a sua persona. Assim, é preciso salientar que uma persona pode vir a ser alterada à medida que obtém mais informações sobre os clientes.
Como também você ter quantas personas forem necessárias para representar os subgrupos do seu público-alvo.
Com a sua persona montada é possível que você promova um alinhamento da comunicação realizada pela empresa para o tom de voz da marca, ou seja, se a linguagem a ser adotada é mais “descolada” ou mais formal.
Além disso, fica mais fácil de definir conteúdos que sejam do interesse do seu público-alvo com base nas características idealizadas da persona. Sendo que esses podem gerar anúncios mais focados com alta performance.
Portanto, apresentamos para você os conceitos de persona e público-alvo bem detalhados. Com isso esperamos que você possa começar a utilizá-los nas estratégias de sua campanha de marketing digital.

Fontes
https://inovacaosebraeminas.com.br/o-que-e-persona-e-como-criar-uma-fortalece-sua-estrategia-de-negocio/
https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/pr/artigos/como-definir-o-publico-alvo-da-sua-empresa,399f288acc58d510VgnVCM1000004c00210aRCRD
https://neilpatel.com/br/blog/publico-alvo/
https://conexaoagencia.com.br/nosso-blog/como-segmentacao-de-publico-otimiza-os-resultados-de-marketing-digital/
https://blog.sebrae-sc.com.br/5-dicas-para-segmentar-seu-publico-na-internet/
https://blog.hotmart.com/pt-br/como-segmentar-publico-alvo/
https://blog.hotmart.com/pt-br/publico-alvo-e-persona/

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Diego

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