Como definir o público-alvo do meu negócio

O público-alvo, também chamado de mercado-alvo, é considerado um grupo de pessoas ou empresas que têm o mesmo perfil ou um perfil bastante semelhante como consumidores do seu produto.
Neste artigo, vamos explicar como você deve fazer para identificar qual é o público-alvo da sua pequena empresa. Como também deve agir para segmentá-lo de forma estratégica para as campanhas de marketing digital.


Como definir o público-alvo
Podemos definir público-alvo como sendo a parcela de consumidores para os quais a sua empresa direciona as suas ações de marketing. De fato, é um grupo de pessoas que têm algumas similaridades em termos de características:
  – Comportamento
  – Atitudes
  – Preferências
Neste sentido, é uma parte da população que tem tudo a ver com os interesses da sua empresa. Pois esse público-alvo é aquele que vai comprar os seus produtos ou serviços e gerar lucro para sua empresa.


Assim, você deve encará-lo como fator primordial para o planejamento estratégico. Visto que a empresa consegue se estruturar de forma mais adequada e dar um direcionamento mais estratégico aos seus planos comerciais e de marketing.


Por isso a melhor forma de estabelecer o alinhamento entre o desenvolvimento de novos produtos e a satisfação dos consumidores é conhecendo o perfil do público-alvo. Logo, é fundamental que a empresa conheça os seus clientes para obter métricas confiáveis a respeito dos seus produtos e serviços.


Como definir o perfil do público-alvo
Para quem está começando é natural que tenha essa dúvida. No entanto, o marketing digital te oferece as respostas para ações estratégicas digitais de sucesso. Assim, vamos dar um exemplo simples:
    – Imagine que você tem uma empresa especializada em brinquedos infantis educativos. E quer identificar o seu público-alvo.
    – A pergunta é a seguinte:
          – Quem irá consumir este produto?
          – Ou quem terá interesse por este produto?
    – A partir desta pergunta você chega ao seu público-alvo.
    – Neste caso, o seu público-alvo são:
          – Alunos
          – Pais
          – Coordenadoras
          – Professoras
          – Donos de escolas infantis
A partir desse exemplo fica claro e fácil para você entender o que estamos definindo como público-alvo e como identificá-lo para o seu negócio. No entanto, isso é apenas o começo.
Pois várias pesquisas já comprovaram que é muito mais assertivo atuar de forma segmentada e direcionada para os conteúdos e ações focadas em um público específico. Uma vez que você estabelece uma relação com a marca.
Além disso, a definição do perfil do seu público-alvo ajuda a criar o maior engajamento com seu público e, por consequência, potencializar vendas.

Como identificar esse público no meio dos outros?
Algumas perguntas são fundamentais para que você possa identificar e segmentar o seu público-alvo.

Identificando o seu público
Para começar você deve pensar a respeito de quem são as pessoas que constituem o seu público-alvo. Ou seja, significa você pensar em quais são as pessoas que se identificam com a sua marca.


Uma forma de identificar esse grupo de pessoas é você acompanhar quem está seguindo, curtindo, compartilhando e comentando as suas publicações nas redes sociais.


Além disso, você deve valorizar esse público, pois é engajado e se identifica com a sua marca. As chances de conversão deles são maiores do que daqueles que nem conhecem a sua empresa.


Desta forma, como o seu público-alvo você deve considerar, além dos que te acompanham nas redes sociais, as seguintes possibilidades:
    – Uma pessoa que não esteja ativa nas redes sociais, mas com frequência compra o seu produto ou serviço;
    – Uma pessoa que já comprou uma vez o seu produto ou serviço;
    – Uma pessoa que tem potencial para consumir o seu produto ou serviço pois inclusive forneceu os dados pessoais ao fazer um cadastro no seu site, ou seja, os leads;

Um aspecto muito importante que você precisa estar atento é para o fato de que uma pesquisa de público-alvo deve ser constantemente renovada. Pois o perfil desse público pode mudar e podem surgir novas tendências no mercado.

Tenha em mente que o mesmo esforço que você vai empreender para vender você tem que fazer para conhecer a clientela e depois para mantê-la.
Lembre-se que os clientes gostam de se sentir especiais. O cliente que se sente satisfeito e é bem tratado com certeza retornará e provavelmente fará a sua indicação para os amigos.

Os problemas e desejos do seu público?
O guia para definir as suas ações estratégicas de marketing digital é justamente o objetivo de resolver os problemas do seu público-alvo. Para isso será necessário que conheça as suas dificuldades, desejos e limitações.
Neste sentido, você precisa ter dados de pesquisas realizadas de forma consistente, experiências anteriores e uma análise do comportamento deles. Se você conseguir entender qual é o maior problema que o seu público quer resolver será possível se apresentar como alguém que tem a solução.


Como o seu público acessa as informações que quer
É muito importante que você saiba quais os canais de comunicação são utilizados pelo seu público e passe a se dirigir a eles com uma linguagem que seja do universo deles.


Deixar visível o benefício do seu produto ou serviço
Neste ponto, você precisa descobrir como os benefícios do seu produto ou serviço podem resolver os problemas do seu público-alvo. Neste sentido, acaba sendo também encontrar o diferencial do seu produto ou serviço em relação a concorrência.

O negativo para o seu público
É interessante que você saiba exatamente o que o seu público não quer, não gosta, rejeita, acha ruim e negativo. Isso é de uma importância extrema, pois te ajuda a avaliar as características do seu produto e identificar se possui em alguns desses aspectos recusados pelo público.

O público demonstra confiar em quem?
Você já sabe disso e vamos apenas reforçar: ninguém compra um produto ou serviço de uma empresa que não confia ou não conhece. Desse modo, a sua reputação e seu relacionamento com o público é vital para se tornar conhecido.


Considere que o público antes de realizar uma compra procura saber como foram as experiências anteriores de clientes com a sua empresa. Eles confiam muito mais nesses comentários e avaliações de antigos clientes.


Portanto, apresentamos para você de forma detalhada os pontos mais importantes para identificar e segmentar o seu público-alvo. Esperamos que possa estar melhor preparado para direcionar as suas ações de marketing digital.


Fontes
https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/pr/artigos/como-definir-o-publico-alvo-da-sua-empresa,399f288acc58d510VgnVCM1000004c00210aRCRD
https://neilpatel.com/br/blog/publico-alvo/
https://conexaoagencia.com.br/nosso-blog/como-segmentacao-de-publico-otimiza-os-resultados-de-marketing-digital/
https://blog.sebrae-sc.com.br/5-dicas-para-segmentar-seu-publico-na-internet/
https://blog.hotmart.com/pt-br/como-segmentar-publico-alvo/

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Diego

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