Muitas pessoas têm contato com os canais de marketing digital e não fazem nem ideia de quanto trabalho está envolvido para chegar ao usuário e conduzi-lo ao seu site ou blog.
Neste artigo, vamos explicar como funcionam e para que servem os canais de marketing digital. Como também comentar sobre alguns dos mais importantes.
Para que servem os canais de marketing digital
Os canais de marketing digital são os caminhos percorridos para que seu produto chegue até o cliente final. Ou seja, são os meios digitais utilizados pelas empresas para que os seus produtos ou serviços se tornem conhecidos dos seus clientes e venham a ser adquiridos.
Para decidir qual o melhor canal de marketing digital para o seu negócio é preciso levar em consideração diversos fatores, tais como:
- perfil da persona;
- problemas que o seu produto resolve.
Neste sentido, os canais de marketing digital são entendidos como as formas utilizadas para distribuição de conteúdo, comunicação e anúncios com seu público-alvo sobre os seus produtos e serviços.
Cada tipo de canal de marketing digital tem características específicas e por isso terá diferenças nos seguintes aspectos:
- Tipo de conteúdo direcionado;
- Investimento financeiro;
- Taxa de conversão.
Para a escritora Anne Coughlan, em seu livro Canais de Marketing, os canais de marketing digital são “conjuntos de organizações interdependentes envolvidas no processo de disponibilização de um produto ou serviço para o consumo”.
Desta forma, podemos perceber que o processo de distribuição de um produto ou serviço está diretamente relacionado com a escolha do produto certo, do local certo, do momento certo e das quantidades certas para a comercialização.
Três modos de canais de marketing digital
Os canais de marketing digital têm uma importância muito acima do que simplesmente levar o seu produto ou serviço até o consumidor final. Uma vez que é por meio desses canais que as empresas se destacam no mercado.
Ou seja, criam um diferencial para com a concorrência no momento de atender e satisfazer o usuário final, agregando valor ao produto comercializado.
Desta forma, podemos entender que os tipos de canais de marketing digital estão relacionados com a forma do processo ser desenvolvido. Assim, podemos considerar os canais em três grupos distintos, que são:
Vendas diretas
Neste tipo de venda não existe a presença do intermediário. Elas ocorrem de forma direta entre o fabricante e o vendedor e consumidor final. Um exemplo de venda direta pode ser dado da seguinte forma:
- Comprar uma bijuteria diretamente com o artesão que produz em uma feira popular de artesanato;
- Vendas de porta em porta, por catálogos.
Nesta forma direta existe uma maior aproximação da marca com seus clientes e personaliza a experiência de compra.
Vendas por intermediários
Neste tipo, estão as vendas indiretas, ou seja, são as que ocorrem com a ajuda de um intermediário. Uma vez que não ocorre nenhuma interação entre o produtor e o consumidor final. Como exemplos podemos citar:
- Vendas no varejo para o público em geral, supermercados;
- Vendas no atacado em geral para lojistas com quantidades maiores e preços menores;
- Vendas nas distribuidoras e revendedoras tal como a Coca-Cola.
Vendas de distribuição dual
Neste tipo, a venda pode ocorrer das duas formas, ou seja, o fabricante pode fazer tanto a venda direta quanto a venda indireta. Existem inúmeras empresas que trabalham de forma mista às suas vendas.
Principais canais de marketing digital
Os principais canais digitais têm o papel de levar o usuário até a sua página na internet. Por isso é preciso conhecer os canais para identificar qual está mais adequado com as características dos seus produtos ou serviços e negócio. Neste sentido, alguns dos mais importantes canais de marketing digital são:
- Redes sociais
- Referências
- Mídia paga
- E-mail marketing
- Tráfego orgânico
- Blog
Vamos apresentar a seguir os principais canais de marketing digital, que estão à sua disposição para desenvolver suas estratégias de marketing.
Redes Sociais
Provavelmente, você já ouviu o slogan “se a sua empresa não está nas redes sociais, então, ela não existe”. E temos de concordar que está se tornando cada dia mais real essa afirmação.
Pois considere que o Facebook tem aproximadamente 2,4 bilhões de usuários ativos espalhados pelo mundo inteiro. Por isso podemos considerar que o seu público-alvo está inserido em uma das redes sociais com certeza.
Além disso, 78% dos usuários da Internet possuem alguma das redes sociais. Este dado só vem confirmar o que o slogan está afirmando.
Assim, cabe a você publicar conteúdo de qualidade, que é um imã de engajamento seu para com o seu público, intensificando o relacionamento e conquistando-o.
Referência
Este é um aspecto que já é consenso para o marketing digital de que a melhor propaganda é feita pelos clientes satisfeitos com o seu produto ou serviço. Pois eles comentam com todos sobre os produtos ou serviços que adquiriu e está gostando muito.
Além disso, essas experiências de compra bem-sucedidas são compartilhadas na internet tendo um alcance de audiência enorme. Assim, essas pessoas se tornam uma fonte de referências positivas da sua empresa.
E, dessa forma, estão divulgando o seu produto e ajudando a aumentar o seu tráfego na internet. Está técnica pode ser desenvolvida a partir de:
- Outro site (co-marketing);
- Artigos escritos e assinados por outros sites (guest posts);
- Referências de conteúdo (backlinks).
Mídia paga
A mídia paga é considerada o canal que gera resultados mais rápidos para o seu negócio online. De fato, trata-se de um canal que levará até o seu site um tráfego gerado por cliques com publicidade online.
Existem três tipos de anúncios para a sua escolha ao trabalhar com mídia paga, que são:
- Rede de pesquisa: são os links patrocinados visualizados acima dos resultados de buscas orgânicas relevante para o anúncio;
- Anúncios em rede sociais: são os links e banners patrocinados nas redes sociais direcionando o visitante à conversão ou compra;
- Anúncios em redes de display: são anúncios em banners e links que aparecem em outros sites.
Portanto, apresentamos para você de forma detalhada os canais de marketing digital. Esperamos que possa ir tomando conhecimento do assunto para colocar em prática na sua empresa.
Fontes
https://neilpatel.com/br/blog/canais-de-marketing/
https://www.postdigital.cc/blog/artigo/quais-sao-os-principais-canais-de-marketing-digital
https://klickpages.com.br/blog/canais-de-marketing/
https://rockcontent.com/blog/canais-de-marketing/
https://www.construsitebrasil.com/blog/ver-post/228/quais-sao-os-principais-canais-de-marketing-digital
https://hubify.com.br/blog/marketing-digital/principais-canais-do-marketing-digital